A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: abril 2013

abril 30, 2013

É PROIBIDO ME USAR: Roberto Carlos notifica chocolate por uso indevido da imagem

Capa do LP  ' É Proibido fumar' hoje seria assim

Além do livro Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude, de Maíra Zimmermann, outros seis produtos foram notificado por Roberto Carlos, por uso indevido da imagem. Entre os notificados, estão uma marca de chocolate do Nordeste e uma banda que colocou sua imagem em um clipe, e um shopping, também do Nordeste, que diz que o cliente seria tratado como uma majestade. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.


Roberto Carlos também impediu o uso de sua imagem num loteamento há alguns meses, e o lançamento do Leite do Rei, de uma fábrica de laticínios. Segundo o advogado do cantor, Marco Campos, Roberto é muito "cioso com sua imagem" e a, única coisa que quer, é que "façam um pedido de autorização".

abril 28, 2013

Chegou a TV colorida no Brasil


“A beleza incomparável das cores. Somente o indiozinho podia prometer. Porque somente a TV-Tupi – a pioneira – podia cumprir. E aí está a televisão colorida apresentada no Brasil e pela primeira vez na América Latina no dia 1º de maio, no Teatro Tupi. O indiozinho disse e cumpriu”.

5 de maio de 1963.

A transmissão em cores só teria início quase dez anos depois. Veja abaixo o programa ‘Mais cor em sua vida’, que inaugurou oficialmente as transmissões em cores da TV Tupi, em 31 de março de 1972:


Trecho do programa MAIS COR EM SUA VIDA, que inaugurou oficialmente as transmissões em cores da TV Tupi, em 31 de março de 1972. Foi apresentado por Walter Foster e Cidinha Campos e teve a participação de grandes astros da MPB. A fita com a gravação desse programa histórico foi encontrada casualmente durante os trabalhos de recuperação do que sobrou do acervo da TV Tupi,feitos pela TV Cultura, a Fundação Pro-Memória e a Cinemateca Brasileira, em 1990.


Os trechos aqui disponíveis foram apresentados na série de programas apresentados pela TV Cultura, em 1990, por ocasião das comemorações dos 40 anos de TV no Brasil. O programa se chamava 40 ANOS DE TV, era apresentado por Júlio Lermer e era levado ao ar`nas tardes de domingo.

Isso se chama profissionalismo.

Realmente, a gente percebe que era tudo meio rudimentar, tudo ensaiado. Esse programa foi transmitido ao vivo, numa sexta-feira da Paixão, feriado, dia 31/03/1972. Bem diferente dos programas gravados, regravados, editados e reeditados que a Rede Globo apresenta hoje.







Fonte: Acervo Estado


abril 27, 2013

A mudança radical da música jovem nos anos 70

O álbum "The Dark Side of the Moon", do Pink Floyd, foi um dos grandes sucessos de vendagem e execução da primeira metade dos anos 70

A música popular foi o que melhor retratou a diversidade e as transformações da cultura jovem nos anos 70. A década que começou com o fim dos Beatles teve uma fase megalomaníaca do rock. O heavy metal e o progressivo eram as vertentes em alta e suas canções estavam cada vez mais sofisticadas, com virtuosismos que flertavam com a música erudita. Bandas, como Led Zeppelin, Pink Floyd e Genesis, faziam concertos grandiosos, em mega turnês.

O álbum "The Dark Side of the Moon", do Pink Floyd, foi um dos grandes sucessos de vendagem e execução da primeira metade dos anos 70
Enquanto isso, um novo estilo de rock, andrógino, teatral e cheio de glamour surgia nas canções e performances de David Bowie, T-Rex e Roxy Music. Separados, os ex-Beatles começavam novas bem-sucedidas carreiras. Recuperados da morte de Brian Jones e dos incidentes de Altamont, os Rolling Stones lançavam alguns de seus melhores álbuns com sua mistura de rock e rhythm’n’blues.

Marvin Gaye e outros expoentes da black music influenciaram o pop dos anos 70. 


Fora do rock, a black music que emergiu nos anos 60 dava o tom da música pop, com sucessos românticos, dançantes, mas também carregados de protestos sociais, de Marvin Gaye, Sly & the Family Stone e James Brown. Outros artistas pop começaram a se destacar, misturando rocks e baladas, como Elton John, Peter Frampton e Rod Stewart.

No Brasil, um tipo de canção de protesto disfarçada, por conta da censura, tinha como expoente a obra de Chico Buarque. E o tropicalismo ainda fazia eco nas canções de Caetano Veloso e outros artistas. Mas o que liderava as paradas e as vendagens eram as canções românticas do “rei” Roberto Carlos e os sucessos da música brega, uma vertente da canção popular extremamente sentimental composta e interpretada por artistas bem populares, como Odair José, Nelson Ned e Valdick Soriano.


No Brasil, Roberto Carlos foi coroado como o "Rei" da
música popular com sua fase de canções românticas.

Mas, na metade da década tudo mudou. No momento em que o Queen despontava como uma das maiores bandas do rock, os rumos da música jovem estavam mudando radicalmente. Cansados da filosofia hippie herdada dos anos 60, das canções “viajandonas” que não falavam de sua realidade e das posturas super pop stars das grandes bandas, parte da juventude nos EUA e no Reino Unido adotou o “faça você mesmo” como lema artístico e comportamental. Nascia o punk, com seu rock básico, acelerado e visceral e um visual soturno e agressivo, tendo como expoentes os Sex Pistols e os Ramones.


O surgimento do punk, retratado na publicação "Punk Magazine", enterra um rock grandioso e faz o gênero renascer revigorado, criativo e diversificado na segunda metade dos anos 70.

Enquanto o punk chocava e causava uma ruptura, a música pop desaguava na disco music ou música de discoteca, baseada nos suingues da música negra e nos primeiros recursos da música eletrônica. A era da discoteca foi repleta de canções alto astral, feitas para dançar e descompromissadas, como mostram os sucessos de Donna Summer, Abba e KC & The Sunshine Band.


O filme "Studio 54" recria a atmosfera da mais famosa discoteca de Nova Iorque nos anos 70, freqüentada pelo artista multimídia Andy Warhol, pela vocalista Debbie Harry e pelo escritor Truman Capote, entre outras.


O centro dessa nova subcultura jovem eram clubes noturnos com pistas de dança iluminadas por globos de espelhos e luzes estroboscópicas. Dançar sem parar, o uso de drogas, o erotismo e o florescer de uma cultura gay faziam parte da atmosfera da era da disco music. Enquanto o punk rompeu com a contracultura hippie para ser agressivo e niilista, a “era da discoteca” se opunha ao idealismo e coletivismo dos anos 60 com uma proposta hedonística, descompromissada e individualista.

A novela "Dancin' Days" fez sucesso com a sua trama e com uma trilha sonora que aproveitava a onda da disco music no Brasil

No Brasil, a onda da disco music se popularizou antes do movimento punk. Na segunda metade da década de 70, as discotecas brasileiras eram um dos principais centros de entretenimento. A febre da disco music se espalhou pelo país com os sucessos da novela “Dancin’ Days” da Rede Globo e o lançamento do filme “Os Embalos de Sábado à Noite”, com John Travolta. O fenômeno permitiu também o surgimento de uma versão brasileira da música de discoteca, com As Frenéticas, Lady Zu e Tim Maia. Uma versão mais popular e erotizada do gênero ficou por conta de artistas como Sidney Magal e Gretchen, que atualizaram o estilo brega para o ritmo da disco music.

Mas, mais do que a diversidade de gêneros que surgiram ou definharam nos anos 70, a marca dessa década foi a radical mudança de rumo que a música jovem deu.





Fonte: Informações Uol


abril 24, 2013

Roberto Carlos vai censurar os blogs que falam sobre a jovem guarda ?




Vários blogs tem como tema a jovem guarda, inclusive o nosso é claro.

Abordamos o movimento musical jovem guarda, seus ídolos, suas biografias, os anos 60 etc, procuramos mostrar uma fase que a juventude brasileira viveu nos anos 60.
E como não falar da vida e da obra do Rei da juventude ?, da sua vida, suas mulheres, suas alegrias e os momentos difíceis que Roberto Carlos teve que enfrentar. Na verdade a história desse que é o maior ídolo do Brasil já não pertence somente a ele, faz parte da história da música brasileira.

Mas agora, depois de tentar proibir o livro sobre a jovem guarda da historiadora Maíra Zimmermann  'Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude' fica a pergunta: E os blogs e sites sobre a jovem guarda,vamos ter que ter autorização para fazer um post sobre o Rei ?, alguns blogs até levam seu nome, como vamos ficar ?.

Quem mantem um blog sabe o trabalho que da para mante-lo atualizado e esperar as vezes anos para que o blog fique conhecido na blogosfera. E se depois de tanto trabalho vier a notificação dos advogados do cantor dizendo que o blog está invadindo sua intimidade e tem que sair do ar, ou coisa parecida.

Fico com a impressão que essa tentativa de censura não deve ter partido do Roberto Carlos, mas se foi dele com certeza ele deixou muitos fãs decepcionados, e esperamos que ele repense  essa atitude que lembra a censura imposta pela ditadura militar nos anos 60.

Que o nosso ídolo nos desculpe, continuaremos sempre respeitando e admirando Roberto Carlos, o maior ídolo do Brasil

abril 23, 2013

Subi a Rua Augusta a 120 por hora

Rua Augusta 1965

Há mais de um século atrás, por volta de 1875, a Rua Maria Augusta ligava a Chácara do Capão (atual R. Antonia de Queiroz) à Estrada da Real Grandeza (nossa ilustre Avenida Paulista). Mais tarde, a partir da década de 1950, a rua não só deixou o “Maria” de lado, como transformou-se em um centro de compras e símbolo de sofisticação. A Augusta passou a abrigar grifes, espaços gastronômicos e se tornou ponto de encontro de artistas. Durante os idos anos 60 e 70, a juventude dominava suas calçadas. Enquanto os jovens paulistanos exibiam seus carros em alta velocidade pelo asfalto, a Jovem Guarda encarregou-se de afamar ainda mais a rua com o nostálgico refrão “Hay, hay, Johnny. Hay, hay, Alfredo. Quem é da nossa gangue não tem medo”.

Os jovens e as roupas usadas nos anos 60

Não é nenhuma novidade o estilo de vida dos jovens dos Anos 60, embora muitos ainda seguissem a filosofia dos “Rebeldes sem causa”, defendido pelo estilo James Dean, dos anos 50, ou de Brando e Presley, dentre outros e, no Brasil, especialmente nas cidades consideradas “grandes e avançadas”, não era diferente.

No caso da Rua Augusta daquele tempo, os jovens paulistanos exibiam seus carros em alta velocidade pelo asfalto, encontros de turmas, grupos, casais de namorados, onde a onda do Rock n Roll, ainda imperava. Era o frisson da época subir a Augusta, no sentido Avenida Paulista , fazendo “pegas e cavalo-de-pau” e apostando corridas em grupos de 10 a 15 carros, no estilo “Juventude Transviada”. Era um delírio para todos: os jovens se deleitavam com a adrenalina e os pais ficavam às raias de infartos e colapsos nervosos.


Evidentemente que tudo isso não tinha apenas que ser vivido pela juventude, mas também cantado. E, assim sendo, a música Rua Augusta (1963), de Hervé Cordovil e, cantada e interpretada por seu filho Ronnie Cord (Ronald Cordovil), retrata muito bem toda essa rebeldia da juventude paulistana. Posteriormente, a música foi imortalizada pela Jovem Guarda, com Erasmo Carlos (o Tremendão) tornando-se um dos maiores hits dos anos 60. Muitos outros artistas também regravaram esse sucesso marcante, como os Mutantes, em 1972 e Raul Seixas, nos anos 80, quando gravou um disco em tributo ao Rock.

Por falar nisso, o programa Jovem Guarda, um programa de auditório, da TV Record, surgido em 1965, comandado por Roberto Carlos, Erasmos Carlos e Wanderléia, contribui sobremaneira para que Rua Augusta ficasse nacionalmente famosa (Aliás, o maior e mais famoso programa de música pop que o país já teve). Tem até o episódio com Erasmos Carlos que, empolgado com toda a história da Rua Augusta, comprou um fusca cor de abacate para subir e descer a rua, ainda nos velhos bons tempos. Dizem que o apelido “Tremendão”, do Erasmo foi por causa dessa música. Dizem também que parte da juventude paulista da época encarava isso como um insulto, pois paulistas e cariocas sempre tiveram suas diferenças.

Relembremos o significado e clima que a canção Rua Augusta passava para todos na Época de Ouro da juventude brasileira:

Entrei na Rua Augusta
A 120 por hora
Botei a turma toda
Do passeio pra fora
\Com 3 pneus carecas 
Sem usar a buzina
Parei a quatro dedos
Da esquina
Falou!
Vai! Vai! Johnny
Vai! Vai! Alfredo
Quem é da nossa gangue
Não tem medo...(2x) 

I I 
Meu carro não tem breque
Não tem luz
Não tem buzina
Tem 3 carburadores
Todos 3 envenenados
Só pára na subida
Quando falta gasolina
Só pára se tiver
Sinal fechado
Tremendão!

III
Toquei a 130
Com destino à cidade
No Anhangabaú
Botei mais velocidade
Com 3 pneus carecas
Derrapando na raia
Subi a Galeria Prestes Maia
Tremendão!
Vai! Vai! Johnny!
Vai! Vai! Alfredo!
Quem é da nossa gangue
Não tem medo...(2x)

Rua Augusta nos dias de hoje

É bom lembrar que, apesar da música dizer a 120 por hora, eles paravam no sinal fechado, coisa que muitos jovens de hoje não fazem, demonstrando outro tipo de rebeldia que conduz à morte em muitas ruas do país.









Fonte: Informações:http://juarez-chagas.blogspot.com.br
Professor do Centro de Biociência da UFRN 

Chamada para o Show da Pré-Jovem Guarda dia 10 de Maio



Show com ídolos da Pré-Jovem Guarda em SP, reserve seu ingresso !

abril 22, 2013

Roberto Carlos joga duro e barra outro livro


Capa do livro "Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude", de Maíra Zimmermann

Em 2006 Roberto Carlos proibiu o livro "Roberto Carlos em Detalhes".


Roberto Carlos em Detalhes é um livro de 2006, escrito por Paulo Cesar de Araújo. Trata-se de uma biografia não-autorizada do cantor Roberto Carlos.

A obra foi lançada no dia 2 de dezembro de 2006, porém, em 10 de dezembro, o cantor Roberto Carlos entra na justiça com duas ações, uma contra a Editora Planeta e outra contra o autor do livro. Em 27 de abril de 2007, depois de audiência de conciliação na Vigésima Vara do Fórum Criminal de São Paulo, Roberto sai vitorioso nos dois processos, já que a editora concordou em retirar a biografia das lojas. A decisão final proíbe a edição e a venda do livro em todo o Brasil. Porém, na internet, o livro pode ser encontrado livremente no formato PDF


Agora Roberto Carlos tenta na justiça barrar o livro "Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude"

Os advogados do cantor Roberto Carlos enviaram, no início deste mês, uma notificação extrajudicial pedindo a interrupção da venda e o recolhimento dos exemplares à disposição, em livrarias, de "Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude", de Maíra Zimmermann, lançado no último dia 4 de abril pela Estação Letras e Cores.

Resultado de uma dissertação de mestrado em moda, cultura e arte no Centro Universitário Senac e publicado com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o livro aborda a relação do movimento com a consolidação da cultura juvenil no Brasil dos anos 1960.

Segundo a notificação, "o livro traz uma série de situações que envolvem o notificante [Roberto Carlos] e traz detalhes sobre a trajetória de sua vida e intimidade". Além disso, diz o texto, "a própria capa do livro contém caricatura do notificante e dos principais integrantes da jovem guarda sem que eles nem sequer fossem notificados".

A notificação alega que "a publicação das fotografias também violou o direito autoral de determinados fotógrafos, que não concederam autorização para publicação de suas fotos". A autora diz que o volume tem apenas uma foto de Roberto Carlos, posada, junto com com Erasmo Carlos, Wanderléa e outros personagens do movimento. A imagem foi comprada de uma empresa licenciada pela editora Abril, detentora dos direitos.

MUDANÇA NO CÓDIGO CIVIL

A notificação se vale de trecho do artigo 5º da Constituição Federal que veda a violação da intimidade e da vida privada, bem como sua exploração indevida. Cita também o artigo 20 do Código Civil Brasileiro sobre o tema.

Esse é justamente o artigo cuja alteração, proposta pelo deputado Newton Lima (PT-SP), foi aprovada pela Câmara dos Deputados neste mês, visando a liberação de filmes ou a publicação de livros biográficos sem autorização da pessoa retratada ou de sua família. O projeto foi encaminhado para votação no Senado.

Foi com base nessa legislação que a Justiça proibiu, em 2007, a comercialização da biografia "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo Cesar de Araújo, que acabou se tornando símbolo para aqueles que trabalham pela alteração da lei.

Procurado pela Folha, o advogado Marco Antônio Campos, da Campos Escritórios Associados, que representa o cantor, diz que a notificação decorreu da utilização comercial não autorizada da imagem de Roberto Carlos.

"Fazer aquela caricatura de forma desautorizada viola os direitos de imagem do Roberto", diz, referindo-se à capa do livro. "Não estamos tentando proibir a circulação do livro, não temos nenhuma objeção, nenhuma intenção censória quanto ao conteúdo do livro."

A notificação, no entanto, refere-se também ao que se entende por "imagem-atributo", "imagem relacionada à vida do indivíduo em sociedade. É a imagem que se tem de alguém em razão de seus pensamentos e de seu comportamento social".

"É clara a conclusão de que a imagem e a vida privada do notificante estão sendo indevidamente exploradas pela notificada", diz o texto.

Sobre a imagem de capa, de autoria de Douglas K. do Amaral, Maíra Zimmermann diz que não se trata de uma caricatura, que se caracteriza por distorções de proporção para acentuar aspectos de uma pessoa e satirizá-la. "É uma ilustração baseada em croquis de moda e não é de nenhuma maneira ofensiva. Pelo contrário, é uma homenagem."

Dody Sirena, empresário do cantor, disse à Folha que "todo mês, há três, quatro situações de livros ou shows explorando indevidamente a imagem do Roberto".

"Fazemos a notificação porque a lei nos protege. São tantos casos que eu já passo direto para o escritório jurídico. Fazemos isso em situações que não configuram uma homenagem ao Roberto, mas em casos que usam a imagem dele para ganhar dinheiro", diz o empresário.

O livro saiu com tiragem de mil exemplares.
Zimmermann, que contratou um advogado e enviou uma contranotificação ao escritório de Roberto Carlos, diz que a obra não trata da intimidade do cantor. "A impressão que dá é que eles não tiveram contato com o livro." Ela destaca que a pesquisa se baseou em arquivos e revistas dos anos 1960. "Não fui bisbilhotar fofocas. É uma pesquisa superséria, resultado do meu mestrado."

Radialista Antonio Aguillar presta homenagem a Roberto Carlos em seu programa na Rádio Capital de SP

Lucia Zanetti nossa parceira do Blog WE LOVE THE BEATLES FOREVER ao lado do querido Antonio Aguillar o 'Timoneiro da Juventude" no seu programa na Rádio Capital de São Paulo.

Criador de vários conjuntos musicais dos anos 60, Antonio Aguillar foi responsável pelo lançamento de muitos artistas da música jovem naquela época, entre eles: Sérgio Reis, Marcos Roberto, Dick Danello, The Jordans, The Jet Blacks, The Clevers (que depois mudou para "Os Incríveis) e The Flyers.

Antonio Aguillar lançou pela Editora Globo, o livro "Histórias da Jovem Guarda", onde conta fatos inéditos vividos por ele na época. O livro pode ser encontrado nas principais livrarias do país.

O Programa de Antonio Aguillar que foi ao ar em, 21-04-2013, pela Rádio Capital (SP), foi todo dedicado a Roberto Carlos, com entrevistas e depoimentos de amigos do cantor.

Confira:

abril 21, 2013

O Rei Roberto Carlos em seu show de aniversário com 50 mil pessoas cantando 'parabéns a você'

Um dia após completar 72 anos, o Rei comemorou seu aniversário com bolo

Na hora do parabéns, Roberto fez um brinde com o público

O show começou com quase nada de atraso: as 21h10 as luzes da Arena se apagaram. A banda subiu ao palco sozinha tocando Como É Grande o Meu Amor por Você. Na sequência, acordes rasgados de guitarra preparam para a entrada do Rei que abre sua apresentação cantando Emoções, para delírio do público.

O Rei emocionou o público com suas canções românticas


Depois de um pot-pourri de músicas da Jovem Guarda, veio a surpresa. O bolo de aniversário foi levado ao palco e a banda tocou o Parabéns a Você, acompanhada das 50 mil vozes do público - que fez dos celulares pontos de luz - em um momento de grande emoção.

Roberto distribui rosas ao fim do show


Veja momentos do show


Iluminado pelos fogos e depois de cerca de duas horas de espetáculo, o Rei deixou o palco ao som de muitos aplausos.








Fonte: Informações Zero Hora

abril 19, 2013

19 de Abril: Aniversário do Rei ! Parabéns

"A sua palavra de força, de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho". E não está mesmo!


Hoje o Rei completa 72 anos e milhares de fãs prestam suas homenagens ao ídolo que por mais de meio século embala os corações com suas canções.

Feliz aniversário ao Rei !

Durante todos esses anos o cantor lançou hits que ficaram eternizados: "Como é Grande o Meu Amor por Você", "Amor Perfeito", "A Mulher que Eu Amo", e, é claro, "Esse Cara sou Eu", que faz parte da trilha sonora da novela do horário nobre "Salve Jorge

Acompanhe a linha do tempo da carreira do Rei:

1941
19 de abril: nasce Roberto Carlos

1950
Roberto Carlos canta pela primeira vez no rádio

1955
Roberto Carlos se muda de Cachoeiro de Itapemirim (ES) para o Rio de Janeiro

1957
Roberto conhece Erasmo Esteves

1958
Roberto começa a trabalhar como crooner na boate Plaza em Copacabana, com cachê de 9 contos mensais

1959
Roberto Carlos grava seu primeiro disco de 78 rotações com as músicas João e Maria e Fora do Tom

1960
Acompanhado pela orquestra de Lírio Panicalli, Roberto Carlos lança seu segundo disco, agora pela Columbia, atual Sony Music, com Canção do Amor Nenhum e Brotinho Sem Juízo

1961
A CBS lança Louco Por Você, o primeiro LP de Roberto Carlos, que deixa para trás os tempos de Bossa Nova

1962
Roberto lança mais um 78 rotações, com a versão do twist Fim do Amor e o rock de Rossini Pinto: Malena

1963
Roberto grava a primeira música de sua parceria com Erasmo Carlos, Parei na Contramão e estoura nas rádios com Splish Splash

1964
A música Road Hog ganha sua versão em português e sob o nome de Calhambeque se torna uma das canções mais conhecidas na voz de Roberto Carlos

1965
Dia 22 às 16h30, na TV Record, estreia o programa Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa

1966
Em setembro foi lançado o primeiro LP de Roberto Carlos nos Estados Unidos Brazil Top Tem Star, com repertório todo em português

1967
Em abril de 1967, RC começa a rodar, no papel de astro principal, seu primeiro longa metragem, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura

1968
Roberto vence o festival de San Remo interpretando a composição de Sergio Endrigo Canzone per te

1969
Roberto recebe o medalhão do Sagrado Coração de Jesus que usa até hoje, um presente de sua ex-professora Irmã Fausta

1970
É lançado o LP Roberto Carlos narra Pedro e o Lobo, uma fábula de Prokofiev, com a orquestra New York Philarmonic, sob a regência do maestro Leonard Bernstein.

Roberto, Erasmo e Wanderléa se juntam para o lançamento do filme Diamante cor de rosa.

1971
Roberto Carlos lança o filme A 300 km por hora, o único em que vive um personagem desvinculado da vida real, o mecânico Lalo. É também o ano do lançamento de Detalhes

1972
Roberto grava, de autoria de Antônio Marcos e Mário Marcos, Como Vai Você

1973
Roberto Carlos estreia seu novo show no Canecão: Roberto Carlos além da velocidade

1974
RC grava seu primeiro especial de fim de ano na Rede Globo. O programa alcançou o maior índice de audiência da emissora em todo o ano de 1974

1975
Roberto grava no LP de 1975 canções como: Olha, Além do Horizonte e Seu Corpo

1976
Roberto grava O Progresso, sua primeira música com tema ecológico

1977
Roberto homenageia jogadores de futebol em seu programa anual na Globo e convida Pelé e Mané Garrincha para participarem de seu especial

1978
Roberto estreia seu show Palhaço no qual homenageia o circo e a figura dos palhaços imortais. Ao final do show, enquanto retira a maquiagem e os adereços de palhaço, canta O Show Já Terminou

1980
Roberto Carlos canta Ave Maria de Franz Schubert em seu especial de final de ano

1981
Roberto lança um disco totalmente cantado em inglês. Em outubro se apresenta no lendário ginásio Madison Square Garden em Nova York, dividindo o palco com outras celebridades da música latina

1982
Em festa promovida pela CBS no Canecão, Roberto Carlos recebe o Globo de Cristal, prêmio por ter vendido 5 milhões de discos fora do Brasil

1983
Roberto inaugura o Palace em São Paulo no dia 5, com o show Emoções

1984
Roberto lança a música Caminhoneiro, que bateu um recorde no dia de seu lançamento

1986
Roberto mais uma vez inova com a letra da música Apocalipse

1987
Roberto é homenageado na Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro, pela escola de samba Unidos do Cabuçú com o samba enredo Roberto Carlos no reino da fantasia

1988
Roberto se apresenta em uma das mais tradicionais casas americanas: o Radio City Music Hall, em Nova York

1989
Roberto, ainda na luta ecológica, lança Amazônia

1990
Roberto Carlos apresenta o especial Verde é vida, no qual durante 4 horas tenta conscientizar a população da importância da natureza para a vida humana

1991
Roberto comemora seus 50 anos com um grande show em São Paulo

1992
Mulher Pequena é a música em homenagem às baixinhas no álbum anual do Rei

1993
Em novembro, Roberto Carlos entra para o livro Guiness de Recordes como o artista brasileiro que mais ganhou discos de ouro (18) e de platina (17)

1994
É lançado o CD Rei, um tributo da nova geração de roqueiros brasileiros a Roberto Carlos

1995
As homenagens continuam, e neste ano vão para as mulheres de óculos com a canção O charme dos seus óculos

1996
Dia 8 de abril: Roberto Carlos se casa com Maria Rita na Igreja Nossa Senhora do Brasil, no Rio de Janeiro

1997
Roberto lança o CD Canciones que amo, quase totalmente cantado em espanhol

1998
Roberto Carlos se apresenta no estádio Beira Rio, junto ao tenor italiano de Luciano Pavarotti

1999
Roberto lança o CD Mensagens, com uma coletânea de músicas religiosas

Em dezembro do mesmo ano, a mulher do cantor, Maria Rita, morre aos 38 anos, em consequência de um tipo de câncer bastante agressivo na região pélvica

2000
Após 1 ano longe dos palcos, em 11 de novembro, Roberto Carlos faz um show para 10 mil pessoas no Recife. Em dezembro, lança o álbum Amor sem limite

2001
Roberto lança o CD Acústico MTV, com a releitura de seus grandes sucessos. O programa gravado não vai ao ar e se transforma em DVD

2002
Roberto faz um mega show no Aterro do Flamengo em comemoração aos 90 anos do bondinho do Pão de Açúcar. Deste show surge o álbum de 2002

2003
Roberto lança o CD Pra Sempre, totalmente dedicado à Maria Rita e composto de 10 músicas inéditas

2004
RC lança seu segundo DVD, desta vez gravado ao vivo no Pacaembu

2005
Roberto Carlos inicia o Projeto Emoções em Alto Mar, um cruzeiro anual pela costa brasileira em um sofisticado transatlântico, onde o artista reúne seus admiradores, amigos e

jornalistas e se apresentada em show intimista todas as noites

2006
Roberto Carlos ganha um Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Romântica pelo álbum Roberto Carlos, de 2005

2008
Roberto Carlos grava o DVD Roberto Carlos e Caetano Veloso e a Música de Tom Jobim

2009
Na celebração dos seus 50 anos de carreira, Roberto realiza 50 shows em todo o País para uma plateia de mais de 700 mil pessoas

2010
Em uma das maiores demonstrações de carinho no Rio de Janeiro, o tradicional especial de final de ano da Rede Globo foi transmitido da Praia de Copacabana, para uma plateia de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Em abril do mesmo anos, morre Lady laura, mãe de Roberto, aos 96 anos, em decorrência de uma infecção pulmonar

2011
É realizado o Projeto Emoções em Jerusalém, com Roberto Carlos de anfitrião de uma viagem pelos lugares sagrados de Israel, culminando com um show dia 7 de setembro no Sultan's Pool, anfiteatro em Jerusalém

A Beija-Flor de Nilópolis é campeã do Carnaval 2011 com o enredo A Simplicidade de um Rei, que homenageou Roberto Carlos

Ana Paula Braga, filha do primeiro casamento de Nice Braga, que foi a primeira mulher de Roberto Carlos, morre aos 47 anos, após uma parada cardíaca. Ela não era filha biológica do cantor, mas ele a assumiu quando se casou com Nice, com quem teve outros dois filhos: Roberto Carlos Segundo, o Segundinho, mais conhecido como Dudu Braga, e Luciana. Além disso, Ana Paula era casada com o guitarrista de Roberto Carlos, Paulinho

2012
O final do ano é marcado pelo lançamento das canções inéditas Fundúncio e Esse cara sou eu, partes do EP lançado

2013
19 de abril - Roberto Carlos compelta 72 anos







Fonte: informações do site oficial do cantor Roberto Carlos.

abril 17, 2013

Os desbravadores do rock brasileiro


Quando a Jovem Guarda entrou no ar, naquele inesquecível 22 de agosto de 1965, e as tardes de domingo ficaram mais jovens, o cenário do Movimento era só um: Roberto Carlos era O Rei; Erasmo Carlos, o Tremendão; Wanderléa, a Ternurinha. Wanderley Cardoso era O Bom Rapaz; Eduardo Araújo, O Bom; Jerry Adriani, o Italianíssimo; Martinha, o Queijinho de Minas, Rosimary, A Boneca Loira que canta; e Ronnie Von, o Pequeno Príncipe, numa irônica provocação da mídia ao Rei Roberto Carlos. Além dos ícones, rapidamente transformados em ídolos, integraram a Jovem Guarda, grupos de rock instrumental, duplas vocais e intérpretes que entrariam para a história do Rock brasileiro.

Programa Jovem Guarda aos domingos na TV Record

Intérpretes: Sérgio Reis, Ed Wilson, Boby Di Carlo (o do “Tijolinho”), Antônio Marcos, Paulo Sérgio e as cantoras Meire Pavão, Cleide Alves, Silvinha, Vanusa e Waldirene, a garota papo firme que o Roberto falou...

Grupos : The Bells, The Jordans, The Jet Blacks, Os Brasas, The Clevers (depois, Os Incríveis), Os Jovens, The Angels (depois, The Youngsters), The Brazilian Bitles, The Fevers.

Duplas e Grupos Vocais: Os Vips, Deny e Dino, Leno e Lílian, Tha Golden Boys, Renato & seus Blue Caps; Os Caçulas, Trio Esperança, Os Iguais (que revelou Antônio Marcos).

Os Iguais
Apolo, Marcelo, Antônio Marcos e Mário Lúcio

A Jovem Guarda teve sua geração de compositores como Getúlio Cortês (de “Negro Gato”, gravada por Roberto), Leno, Lílian Knapp, Carlos Imperial, Roberto e Erasmo, e Helena do Santos.

Mas, assim como a palavra de ordem era uma adaptação do “yeah,yeah,yeah” dos Beatles, a maioria dos sucessos da Jovem Guarda veio mesmo de versões de sucessos do rock americano, britânico, italiano e até japonês. Tudo, em função da rápida massificação e industrialização do Movimento. Os grandes versionistas foram Renato Barros, Rossini Pinto e Erasmo Carlos.


Os Youngsters

Entre as bandas, curiosamente, as principais eram egressas do rock instrumental e da surf music.
Os Youngsters, que gravaram com Roberto Carlos, o clássio É proibido Fumar, de 1964) eram The Angels, no início dos anos 60.

Esse também foi a trajetória de um grupo que começou em 1960 com o nome esquisito de Bacaninhas do Rock da Piedade e se transformou na principal formação musical da Jovem Guarda: Renato & Seus Blue Caps.

Os Incríveis, talvez a melhor reunião de bons músicos da Jovem Guarda, atendiam por The Clevers. Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que o grupo de rock brasileiro dos anos 70, conhecido por Casa das Máquinas, foi formado por alguns integrantes de Os Incríveis. Apesar de sintonizados com a Beatlemania que assolava o planeta, o iê-iê-iê compartilhava muito mais influências do que reproduzia o som dos Beatles.


Os Mutantes

A partir de 1966, quando alguns sucessos da Jovem Guarda chegaram a Portugal, França, Argentina, México e Uruguai, o Movimento conquistou uma enorme capacidade de multiplicação, fazendo brotar um novo grupo de guitarras em cada esquina. Era a “explosão das garagens”, onde as bandas de fundo de quintal saíam da toca para invadir os clubes sociais, rádios, televisões, aniversários e festas de igreja, e que logo estariam embarcando na viagem psicodélica dos americanos e ingleses, como foi o caso de um grupo formado por Rita Lee e os irmãos Sérgio e Arnaldo Dias Baptista, ou, simplesmente, Os Mutantes.

Embora considerados, até hoje, por grande parte dos críticos e historiadores, um bando de cafonas, apolíticos e alienados, os astros instantâneos, e as carreiras meteóricas, que formaram o universo da Jovem Guarda, ajudaram a forjar uma profunda e verdadeira identidade para o rock produzido no Brasil.

Entre as inesquecíveis canções que entraram para a história do Movimento, destacam-se clássicos, entre composições e versões, como:

Que vá tudo para o inferno – Roberto Carlos
Calhambeque – Roberto Carlos, versão para Road Hog, de John Loudermilk.
Festa de Arromba – Erasmo Carlos.
O Bom – Eduardo Araújo
Prova de Fogo – Wanderléa
Menina Linda- Renato & Seus Blue Caps, versão para I Should Have Know Better, dos Beatles.
Pensando Nela – Golden Boys, versão para Bus Stop, do The Hollies.
Pobre Menina – Leno & Lilian, versão para Hang on Sloopy, do The McCoys.
Coruja – Deny & Dino
Tijolinho – Bobby Di Carlo
Coração de Papel – Sérgio Reis
Eu Daria minha Vida - Martinha
Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones – Os Incríveis, versão de Era um regazzo che come me... do italiano Gianni Morandi.

Esses são sucessos que, pela sua originalidade, permanecem vivos, até hoje, seja através de regravações por seus intérpretes originais, ou através de covers de grupos atuais, que não cansam de prestar seu tributo aos desbravadores do rock brasileiro.

Mas a Jovem Guarda, muito mais do que um movimento, é uma paixão, eternizada na originalidade dos LP´s, nas prateleiras de colecionadores do mundo inteiro, que insistem em transformar suas tardes, em inesquecíveis “jovens tardes de domingo”.









Fonte: Informações http://natrilhadovinil.blogspot.com.br/

abril 16, 2013

A guerra fria e a juventude dos anos 60




Em uma época de plena guerra fria cuja cultura capitalista que exaltava o trabalho, a especialização da mão-de-obra, o lucro, a razão e a objetividade, surge em contraposição à esses valores uma contracultura jovem que acreditava que apenas em uma sociedade livre da opressão capitalista do homem pelo homem é que o indivíduo poderia ser livre e autônomo.
A juventude dos anos 60 pregava que apenas o homem consciente de sua liberdade poderia libertar a sociedade de todos os males que sofria, um ideal que vai de total oposição ao que era imposto pela sociedade de consumo.



A guerra do Vietnã

A juventude estudante dos anos 60, sobre a influencia do tema "paz e amor", era totalmente contra a guerra que ocorria no Vietnã na qual chamavam de desnecessária e absurda, devido a morte de milhares de jovens americanos por injusta causa. Tendo o guerrilheiro Che Guevara como principal inspiração, os jovens organizavam protestos para expor sua oposição a tal guerra.

Principais líderes
Che guevara

Jimi hendrix


Sex, drugs and rock 'n' roll



Músicos com os Beatles e Jimi Hendrix foram de fundamental importância para a expansão do movimento jovem, também conhecido como hippie.

A realização de revoluções alternativas em encontros comunitários e concertos de rock buscavam apenas o direito do homem ser livre e feliz longe das guerras e da dominação da sociedade industrial.

O slogan Sex, Drugs and Rock 'n' Roll prega essa busca do prazer individual pela coletividade.











abril 13, 2013

Roberto Carlos troca a Costa Cruzeiros por MSC


Não é mais a Costa Cruzeiros a empresa responsável pelo projeto Emoções em Alto Mar de Roberto Carlos, agora os passeios al mare com o Rei serão pela MSC.

E quem quiser ir que trate de correr: seja lá qual for a companhia, os cruzeiros com Roberto vendem mais do que tomate a R$ 1 o quilo.

Clique e veja o novo navio da MSC





Fonte:JB









abril 12, 2013

Wanderley Cardoso relembra sucessos da Jovem Guarda em Porto Alegre


Cantor se apresenta na Sociedade Gondoleiros, nesta sexta-feira 12/04

O músico Wanderley Cardoso se apresenta nesta sexta, às 21h, na Sociedade Gondoleiros (Santos Dumont, 1.147). No show, o cantor da Jovem Guarda leva ao palco músicas como O Bom Rapaz, Doce de Coco e É Tempo de Amor.

O espetáculo contará com participações especiais de Cristiano Nichelle e Vera da Luz. Os ingressos custam R$ 50 (antecipados) e R$ 80 (na hora).






Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/

abril 11, 2013

Ouça as propagandas antigas no rádio



Clique no RÁDIO e ouça as propagandas de antigamente.


Combustíveis Shell com Roberto Carlos 

Varig Natal

Gordini 

Grapette 

Cigarros Marca Veado

Cigarros Continental

Radio Fonógrafo SEMP 

Varig - Homenagem a Comunidade Luso-Brasileira 

Leite Glória

Nescáu

 Sucos KSuco 


Casas Pernambucanas


Cêra Dominó

Melhoral

Loção Brilhante

Pílulas de Vida do Doutor Ross 

Coca-Cola Tamanho Família 

Esmalte Colorama da Bozanno com a inconfundível voz de Ramos Calhelha (falecido em 2002) 








LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...