A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: The Beatles 'O ínício'

setembro 09, 2012

The Beatles 'O ínício'


O grupo The Beatles, que foi um dos maiores fenômenos da música popular mundial, arrebanhou milhões de fãs de todas as idades em todo o mundo e, ainda hoje, anos após a extinção do grupo, continua sendo tocado no mundo inteiro, vendendo discos e fazendo novos fãs. Antes de se chamar The Beatles, nome que faz um trocadilho com beetles (besouro) e beat (que significa batida ou compasso ritmado), o grupo se chamou Johnny and the Moondogs, The Silver Beetles, The Silver Beats, The Silver Beatles e Beat Brothers. O nome Beat Brothers foi usado na turnê na Alemanha, quando gravaram com Tony Sheridan o compacto My Bonnie.

O Começo

Tudo começou na cidade de Liverpool, na Inglaterra, onde nasceram todos os integrantes do grupo. No final do década de 50, John Lennon, que já havia montado uma banda com colegas de escola (The Quarrymen), convidou Paul McCartney para integrar-se ao grupo.

Alguns anos depois, Paul McCartney chamou seu amigo de escola e guitarrista, George Harrison, enquanto que John chamou seu amigo Stu Sutcliffe para tocar baixo. Em 1960, Pete Best assumiu o cargo de baterista, que ocupou até ser substituido por Ringo Starr: encontrando-se sem um baterista antes de seu próximo compromisso, em Hamburgo, Alemanha, o grupo convidou Best para assumir a posição em 12 de agosto de 1960. Best tinha até então tocado com o grupo "The Blackjacks" no The Casbah Coffee Club — uma adega em Derby, Liverpool, onde os Beatles tocavam e visitavam algumas vezes — que pertencia à sua mãe, Mona Best.

Quatro dias após a entrada de Best, o grupo partiu para Hamburgo; lá, eram obrigados a se apresentarem seis ou sete horas por noite durante sete dias por semena e provavelmente estimulavam-se com bebidas e drogas. O repertório era de covers de rock'n'roll dos anos 1950, basicamente americanos. Em 21 de novembro de 1960, Harrison foi deportado por ter mentido às autoridades alemãs sobre sua idade. Após um incêndio acidental — envolvendo Paul e Pete — no quarto onde dormiam, a polícia os prendeu e os deportou em dezembro. John retornou para Liverpool com eles em meados de dezembro, sem dinheiro e triste.

Em 1961 a formação era John Lennon, George Harrison, Paul McCartney, Pete Best e Stuart Sutcliffe (que morreu de hemorragia cerebral em 10 de abril de 1961, em Hamburgo, na Alemanha). Com a formação John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, que se juntou ao grupo em agosto de 62, o grupo gravou o single Love Me Do, lançado em outubro de 1962, pela Parlephone (EMI). Brian Epstein foi o empresário que havia descoberto o grupo, um ano antes, vendo-os tocar num pub chamado Cavern.


Os Beatles retornaram a Hamburgo em abril de 1961, com apresentações no "Top Ten Club". Enquanto tocavam nesse local, foram recrutados pelo músico Tony Sheridan a agirem como sua banda de apoio em suas apresentações na Alemanha e numa série de gravações para a Polydor Records Alemã, produzidas pelo famoso Bert Kaempfert.Paul afirmou posteriormente que o grupo chamava Sheridan de "o professor"; foram as primeiras gravações dos Beatles. Mais tarde, Tony foi premiado com o disco de ouro pela vendagem acima de um milhão de cópias do LP Tony Sheridan and The Beatles. Quando o grupo retornou a Liverpool, Sutcliffe permaneceu em Hamburgo, mais uma vez, com Kirchherr. McCartney assumiu as funções de baixista. 

Retornando à Liverpool, o grupo realizou sua primeira aparição no famoso The Cavern Club, numa terça-feira de 21 de fevereiro de 1961.A banda se apresentou 292 vezes no Cavern Club entre 1961 e 1963. Em 9 de novembro de 1961, Brian Epstein, dono da loja de música North End Music Store (NEMS) na Great Charlotte Street, viu o grupo pela primeira vez no clube. Intrigado com o som da banda, e maravilhado com seu carisma (sobretudo o de John), Epstein decidiu empresariá-los. 

Estilo de Cabelo
Até 1961 todos os integrantes dos Beatles, como era usual na época, usavam o cabelo penteado para trás (estilo James Dean). Na turnê em Hamburgo (Alemanha), ainda em 1961, Stuart Sutcliffe conheceu Astrid Kirchherr, uma alemã, artista e fotógrafa. Nessa época, os Beatles eram cinco: Paul McCartney, John Lennon, Stuart Sutcliffe, George Harrison e Pete Best. Astrid mudou o estilo de vestir de Stuart Sutclife (Stu como era chamado), e deu-lhe um novo estilo de cabelo, penteado para frente. Gradualmente os outros Beatles (com exceção de Pete Best) aderiram ao estilo. Mas, apaixonado por Astrid, Stu deixou o grupo e permaneceu em Hamburgo. E foi assim, de forma casual, que o estilo de cabelo mais famoso do planeta foi criado. 

O Grupo


John Winston Lennon - nasceu em 9 de outubro de 1940, no Hospital Maternidade de Oxford Street, em Liverpool. Seus pais se chamavam Julia e Alfred. Foi morto com 5 tiros, no dia 8 de dezembro de 1980, quando retornava ao Edifício Dakota, ao lado do Central Park, em Nova York, por um fã que, horas antes, havia lhe pedido um autógrafo. John Lennon, que passou a ser chamado John Winston Ono Lennon quando casado com a artista plástica Yoko Ono em 1969, foi o fundador do grupo e integrante dele de 1957 - quando ainda era o The Quarrymen - até 1970 (quando os integrantes se separaram antes da dissolução legal da justiça), compositor, cantor, multi-instrumentista tocando piano, guitarra, gaita, instrumentos de percussão, teclados (como clavioline, cravo, mellotron e órgão), baixo (ocasionalmente), violão, maracas, pandeiro (em canções dos álbuns Revolver e Magical Mystery Tour) e tape loops. Compôs muitos dos maiores sucessos dos Beatles, inclusive a canção All You Need Is Love, apresentada na primeira transmissão por satélite ao vivo do mundo e que ainda hoje é um hino para várias gerações. 


James Paul McCartney - nasceu em 18 de junho de 1942, em Walton Road Hospital, Liverpool. Seus pais se chamavam Mary e James. Paul McCartney, que passou a ser Sir James Paul McCartney quando condecorado com o Ordem do Império Britânico em 1997, foi compositor, baixista, pianista, cantor, percussionista, guitarrista (ocasionalmente) e baterista (ocasionalmente), membro de 1957 a 1970. McCartney é autor de músicas muito aclamadas dos Beatles. Desde a primeira música do primeiro disco Please Please Me, I Saw Her Standing There, passando por hinos históricos como Hey Jude, Let It Be, Eleanor Rigby, Yesterday, entre outras, até a última música do último álbum dos Beatles, Let It Be, "Get Back", além de idealizar muitas criações conceituais da banda como o álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Formou, com Lennon, a dupla mais celebrada do rock and roll. 


George Harrison - nasceu em 25 de fevereiro de 1943, também na casa de seus pais, Louse e Harold, no endereço 12 Arnold Grove, Wavertree, Liverpool. Faleceu recentemente, vítima de câncer, em 29 de novembro de 2001, na cidade de Los Angeles (EUA). Compositor, guitarrista solo, cantor, Harrison tocava sitar e outros instrumentos da Índia, percussionista, tocava teclado e sintetizador, membro de 1958 a 1970. Harrison tornou-se célebre por introduzir a música indiana no rock and roll, e produziu canções que com o tempo tornaram-se famosas: While My Guitar Gently Weeps, Here Comes the Sun, a balada Something e outras. Na década de 1970, Harrison desenvolveu uma carreira solo de grande sucesso, lançando álbuns aclamados pelo público e pela crítica. 


Richard Starkey Jr (Ringo Starr) - nasceu em 7 de julho de 1940, na casa de seus pais Elsie e Richard, no endereço 9 Madryn Street, Liverpool. Baterista, percussionista, cantor, compositor (ocasionalmente), membro de 1962 à 1970. Starr foi o último músico a entrar na banda. Depois de sair dela, ainda nos anos 70, construiu uma carreira solo de sucesso considerável.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...